sábado, 7 de março de 2009

Quando ela sumiu - Parte 3

Zé Ninguém seguiu jornada.
Quanto tempo havia? Não havia ideia. Quanto ao tempo, só lhe angustiava o fato de ele ainda não tê-la visto, depois de tanto.
O lugar de encontro era distante. O caminho, pesaroso. Cansaço não o afetava, no entanto. Um estreito rochoso quase o deixou preso, uma montanha não o derrubou por um triz, um rio por pouco não o afogou.
Chegou a uma praia. Nadou. Nadou tanto que seus dedos se enrugaram, os lábios racharam.
Zé Ninguém agora era magro, pele queimada pela luz diária do sol; barba e cabelos por fazer. Mas ninguém o dizia feio: nada se comparava ao peculiar brilho no olhar.
Nadou. Nadou tanto que chegou numa ilha. Andou até achar uma caverna. Lá luz não adentrava; de lá, luz saía. O que se via era um clarão suave, tal par seu olhar.
Não se falaram. Zé Ninguém ficou lá uma noite-dia. Lembrara-se novamente de como se era após as seis da tarde. Permaneceu ali, calado, ao seu lado. E então a olhou.
Não cegou. Não fechou os olhos. Deixou bem à mostra sua essência.
Abriu-se.
Ela não suportou: emocionou-se. Saiu em disparada de volta ao céu.

Aquele dia acabou por não ser dia, mas noite. O astro sumido parecia querer compensar o tempo perdido; o sol aceitou. Cansado como estava!
Zé Ninguém voltou para sua cidade. Vanglórias! Exceto por Maria Mariana Vacumoutra, agora casada com o delegado Pinhazafado.

A verdade é que não lhe importava. Toda noite ele estava lá, e a Lua estava para ele. Aquele que a salvou de sua solidão. Noite tão irradiante nunca antes existiu; nem como aquela, nem comos as que a seguiram.

2 comentários:

Marina disse...

Ah... Que final lindo! Afinal, quando tudo mais nos abandonar, ainda teremos a poesia do mundo para nos alimentar a alma.

Beijos!

Thaís Cavalcanti disse...

Que orgulho de você, Renatito. Você escreve com tanta experiência/eloquência com a própria história, que ela não só flui, como é tão imaginável.

Mas me diz: se ele, ao querer tirar a lua da solidão, tornou-se assim um solitário, ele colocou ela de volta ao posto ou só mudou ela de agente? tirou ela de corpo iluminado pra corpo luminoso?
e como todo mundo se deixa se convencer por um Zé Ninguém?